Projeto “Por uma Geração sem Aids” é realizado para estudantes do Lamarão

Saúde
02/12/2015 17h34

O Programa Municipal de DST/Aids, em parceria com o Programa Saúde na Escola e Academia da Cidade, realizaram, na tarde desta quarta-feira, 2, o projeto “Por uma Geração sem Aids” para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco, localizada no bairro Lamarão. O projeto, que acontece anualmente, tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A ação também faz parte das comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado dia 1º de dezembro.

De acordo com a referência técnica do Programa DST/Aids, Marília Uchôa, foi realizado um jogo educativo de perguntas e respostas chamado “DSTeens”, que fez com que os alunos interagissem mais sobre o tema. “Nós realizamos esse projeto nessa escola para reforçar esse cuidado contra a Aids. Tivemos uma grande participação com 35 alunos e o mais interessante é que todos acertaram as perguntas do jogo. Isso mostra o quanto eles entendem o assunto e espero que eles tenham adquirido essa consciência da importância do uso do preservativo. As atividades também contaram com a parceria do Programa Saúde do Homem”, informou.

Para a referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Ilziney Simões, foi um momento de reforçar tudo aquilo que já é debatido pelo PSE nas ações realizadas nas escolas. “Em setembro nós realizamos o projeto Protagonismo Juvenil nessa mesma escola, com os mesmos alunos. Dessa vez, esse público alvo teve a abordagem sobre as DSTs, com foco maior na questão da Aids. Abordamos diversos assuntos com eles, desde a anatomia da genitália feminina e masculina até o uso dos contraceptivos e da camisinha. Essa parceria com o outros programas promove novas práticas que intensificam ainda mais o que já é previsto nas atividades do PSE”, ressaltou.

Ao final das atividades, os alunos participaram de um aulão de ginástica com os profissionais da Academia da Cidade.